domingo, 22 de março de 2009

PROFESSORES VISITAM A ESALQ - USP PIRACICABA


No dia 21 de março de 2009, sábado, professores da EMEF "Dr. João Alves dos Santos" que desenvolvem o projeto Ciência na Escola, (Ana Maria, Denilda, Durival, Renato, Wolney e a convidade especial Marli), visitamos a ESALQ - USP, Piracicaba.
Fomos recepcionados pelo professor Lindolpho Capellari Junior, do Departamento de Ciências Botânicas e responsável pelo Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas "Dr. Walter Radamés Accorsi", daquela instituição de ensino. Conversamos também com o Diretor, Dr. Gustavo.

O professor Lindolpho nos informou que, a partir da idéia do nosso projeto, está desenvolvendo com seus alunos um projeto semelhante com alunos das escolas do ensino fundamental de Piracicaba. A cada quinze dias, ele e seus alunos da ESALQ visitam escolas e, a cada quinze dias os alunos das escolas visitam a ESALQ para que possam conhecer as atividades desenvolvidas na Universidade e serem despertados para a importância do estudo.
O Professor Lindolpho nos orientou sobre o manejo do horto, quanto a disposição de plantas rasteiras, plantas arbustivas, plantas arbóreas, plantas perenes e anuais, além de plantas tóxicas.
Importante, ainda, foi conhecer a forma de identificação das plantas: os dados a serem colocados e as cores utilizadas para cada dado.

















Visitamos a estufa com mais de quatrocentas mudas de plantas; o lago de plantas aquáticas e pudemos conhecer o catálogo que o professor Lindolpho e seus alunos estão preparando sobre as plantas medicinais e aromáticas, das quais mais de 100 plantas já estão catalogadas.
Até o final do mês e nos próximos dois meses a ESALQ promoverá exposição de plantas medicinais e aromáticas. Obviamente que nós nos convidamos para levar nossos alunos a visitá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário